Visitar a Pedra Grande em Atibaia é algo incrível, você precisa fazer esse passeio. Apenas contemplar o por do sol e agradecer pelo momento é lindo. Vou te contar como chegar, e tudo mais que você precisa saber e te garanto que você vai me agradecer depois. Afinal
Afinal, pesquisas arqueológicas constatam que a formação da Pedra Grande de Atibaia tem, aproximadamente, 600 milhões de anos e que ela tem grande importância geológica, além de sua imensa beleza.
Sendo assim, ela tem com 650 metros de altura e 1418 metros de altitude, a Pedra Grande de Atibaia supera até mesmo o Pão de Açúcar, não é incrível?
Estar em contato com a natureza pode estar presente nas nossas vidas de maneira mais simples e possível que você possa pensar. Se você mora em São Paulo ou nas proximidades, vale a pena ver o por do sol e apenas se permitir ser feliz com essa maravilha.
Você tem duas opções para chegar lá, de carro até o topo, literalmente ou se você gosta de aventura e uma boa caminhada pode fazer uma trilha que pode ser radical ou leve, é só escolher de que forma vai se sentir mais confortável.
A atração fica em Atibaia cidade a cerca de está a cerca de 85 km de distância da capital, o que dá em torno de 1h30 de viagem de carro. É uma dos principais pontos turísticos da cidade e muito fácil de chegar. a estrada é bem sinalizada e conservada. Só fica mais complicado nas épocas de muita chuva, ai tem um pouco mais de dificuldade já que tem um trecho de estrada de terra que você vai precisar percorrer, mais faz parte de aproveitar o passeio pois a estrada também é linda.
De carro ou pela trilha para Pedra Grande?
De carro para a Pedra Grande em Atibaia
Se o local de partida é São Paulo, o melhor percurso com destino a Pedra Grande de Atibaia é seguindo pela Rodovia Fernão Dias até a Rodovia Dom Pedro I. Ao chegar no KM 65, estará a estrada de terra que levará ao topo do destino. Tem varias placas indicando, mais coloque no seu navegador Pedra Grande de Atibaia e não tem erro.
A estrada tem, aproximadamente, 9 km e o tempo variará de acordo com cada carro. Ao chegar na Pedra Grande de Atibaia, há a possibilidade de estacionar o veículo em qualquer lugar, levando em consideração que o próprio local é um grande estacionamento.
Trilhas para a Pedra Grande em Atibaia
Antes de se aventurar na trilha até a Pedra Grande em Atibaia, é importante considerar alguns pontos. Existem três caminhos com diferentes níveis de dificuldade para chegar ao topo da Pedra.
A primeira opção é a trilha “Minha Deusa”, com 2,4 km de extensão. A segunda é a trilha “Mangueira”, com 2,6 km de extensão. E a terceira opção é a trilha “Monges”, que possui 3 km de extensão.
A Trilha Minha Deusa é a mais conhecida e mais escolhida, e seu caminho se inicia por dentro do Condomínio Arco Íris, que fica bem pertinho do campo de pouso, o local onde o pessoal que encara os esportes radicais como asa delta ou paraglading pousa após saltar da Pedra Grande.
Escolha o seu caminho
Na entrada do Condomínio, basta avisar que quer ir para a trilha da Pedra Grande que sua entrada será liberada – é possível parar o carro bem no começo da trilha, que não é recomendada para iniciantes. Há muitas subidas íngremes e o nível de dificuldade é considerado alto.
Para quem deseja realmente se aventurar pela mata, é possível subir até a Pedra Grande por uma dessas trilhas. Vale destacar que é necessário ter preparo físico para encarar a subida.
Além disso, é fundamental levar protetor solar, repelente, chapéu, boné e até capa de chuva. Muito importante: Leve água, 2 garrafas, uma para a subida e lembre que vai ter que descer, então outra para a descida.
Se o objetivo é apreciar o pôr do sol na Pedra Grande, não se esqueça de levar uma lanterna para a descida, pois já estará escuro na volta. Eu sinceramente não aconselho, se quiser ver o por do sol, de preferencia de ir de carro. Prefira ir pela trilha na parte da manhã sai bem cedinho e você vai aproveitar muito.
Por fim, é prudente levar um casaco, já que no fim do dia o vento tende a ser mais forte e a temperatura cai significativamente na Pedra Grande. Portanto, é melhor estar preparado.
Agora, quem quer mesmo se aventurar no meio da mata pode subir até a Pedra Grande por meio de uma das trilhas disponíveis – mas já adianto que é preciso preparo físico para encarar a subida.
Vale lembrar que lá em cima não tem nenhum comercio, leve sua água e sua alimentação
Convide amigos e tenha um carro de apoio
Você também pode convidar um grupo de amigos e combinar com um deles para que vá de carro e leve sua alimentação, agua, e com certeza alguém do grupo vai querer pegar uma carona, kkkkkkk, (ou quantos couberem no carro) o que pode ser uma opção já programada.
Contratar uma agencia para subir a Pedra Grande de Atibaia
Na cidade ou pela internet você também pode contratar o serviço de guia, e escolher subir de carro, normalmente um 4 X 4, e não vai se preocupar se seu carro vai subir ou não ou contratar um guia para uma dar trilhas. No momento que estou escrevendo esse artigo, encontrei essas opções, ( civitalis , mantiqueiratur.com.br , atibaiaturismo.com.br) mais confesso que não experimentei nenhuma porque adoro de me aventurar e descobrir o novo.
O que fazer na Pedra Grande de Atibaia
Caminhada
Embora o terreno na Pedra Grande de Atibaia seja irregular, a caminhada pode ser bastante tranquila, permitindo desfrutar de diversas vistas panorâmicas da incrível paisagem. Vale lembrar que são aproximadamente 200.000 m² de superfície de pedra.
Admirar a Vista
A principal atração da Pedra Grande de Atibaia é a vista do topo, especialmente em dias claros. É possível avistar as cidades de Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí, Bragança Paulista, São José dos Campos, Nazaré Paulista e Piracaia. No entanto, a visibilidade depende das condições do tempo, o que torna cada visita única e ainda mais especial quando o céu está limpo.
Trilha até a Pedra Rachada
Mesmo que você chegue de carro à Pedra Grande de Atibaia, há uma pequena e tranquila trilha até a Pedra Rachada, que leva cerca de 15 minutos. Embora um pouco íngreme, o percurso é curto e recompensador. A trilha começa na mesma estrada de terra que leva até a Pedra Grande.
Voo de Asa-Delta, Paraglider ou Parapente
Além das outras atrações, a Pedra Grande de Atibaia é um ponto de decolagem popular para voo de paraglider, asa-delta e parapente. Para os aventureiros, é uma oportunidade perfeita para voar, enquanto os espectadores podem admirar a paisagem colorida pelas asas. Quem não tem experiência pode optar por um voo duplo oferecido por empresas locais, devendo agendar com antecedência e depender das condições climáticas. Nos finais de semana, o céu colorido pelas asas rende belas fotos.
Praticar Rapel
Com a vasta quantidade de pedra na Pedra Grande de Atibaia, a escalada é uma atividade inevitável. Os níveis de dificuldade variam, por isso é importante procurar uma agência credenciada para praticar rapel com segurança e conforto.
Contemplar o Pôr do Sol
O pôr do sol na Pedra Grande de Atibaia é um espetáculo imperdível isso é inegável. A vista deslumbrante é uma ótima opção para quem visita o local. Para os amantes da natureza e paisagens, é um verdadeiro paraíso, e mesmo aqueles que não são tão ligados a esses momentos ficarão encantados, é lindo.
Fotografar a Pedra Grande e suas Vistas
A Pedra Grande de Atibaia é um cenário fascinante, proporcionando oportunidades incríveis para fotografias. Com diversos pontos de vista, as fotos podem ser tiradas de diferentes ângulos e perspectivas, destacando tanto o local quanto as pessoas presentes.
É um passeio incrível e super barato, me conta se ficou animado e quando vai conhecer esse lugar maravilhoso?